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A seguir algumas informações e
Duvidas sobre os Consórcios de Exportação
Por que o consórcio é uma boa
oportunidade de negócio?
Os consórcios de exportação são bons devido a redução do custo de promoção
comercial, obtenção de níveis de escala de produção para atender larga demandas
internacionais, cria sinergia com os parceiros produtores brasileiros.
- O governo está contribuindo para este tipo de operação?
Sim,
no Brasil existem praticamente 153 projetos estes dados são de 2002 entre
Consórcios de Exportação, atuais PSIs - Programas Setoriais Integrados que se
encontram em funcionamento. Como? O Atual Governo brasileiro, através a APEX -
Agencia de Promocão de Exportação libera recursos para promoção comercial.
Participação em Feiras, Projetos Compradores, etc.
- Qual forma de incentivo um consórcio pode passar a um empresário, para
começar a exportar?
O melhor incentivo é o lucro nas vendas, principalmente
considerando as taxas do cambio atual, na casa dos R$ 3,60. Complemento de
ociosidade de capacidade produtiva, estabilidade de demanda internacional de
compradores, melhora do nível tecnológicos dos produtos e gerencia operacional
das empresas, capacidade de competitividade global.
- E depois, como o consórcio mantém o empresário, parceiro?
Para formação de um consorcio de exportação é criado uma sociedade, instituição
sem fins lucrativo para gerir este consorcio. Este procedimento é requerido
para poder de forma legal receber aporte de capital da APEX. Poderia ainda ser
utilizado entidade de classe como gestora do projeto. Contrata-se empresa
comercial exportadora para efetuar as operações, ou
também pode-se proceder os embarques através
de uma ou mais empresas
consorciadas. No Estatuto da Associação criada é determinado os
critérios de entrada e saída de empresa, como principio as empresas poderão ter
liberdade
de entrar e sair dentro das condicões pre-determinadas.
- Quais dificuldades um consórcio enfrenta para exportar?
Falta de conhecimento do mercado externo, processos burocráticos nacionais,
adequação de produtos e material promocional, escala de produção, baixo nível
de capacidade de financiamento, falta de agressividade comercial,
considerar o mercado internacional como o mercado interno utilizando
estratégias aplicadas internamente que não se aplicam no âmbito internacional,
incapacidade de trabalhar com planejamento a médio prazo.