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Consórcio de Exportação

 

 

 

 


A seguir algumas informações e Duvidas sobre os Consórcios de Exportação

 

Por que o consórcio é uma boa oportunidade de negócio?

Os consórcios de exportação são bons devido a redução do custo de promoção comercial, obtenção de níveis de escala de produção para atender larga demandas internacionais, cria sinergia com os parceiros produtores brasileiros.


-  O governo está contribuindo para este tipo de operação?

 

Sim, no Brasil existem praticamente 153 projetos estes dados são de 2002 entre Consórcios de Exportação, atuais PSIs - Programas Setoriais Integrados que se encontram em funcionamento. Como? O Atual Governo brasileiro, através a APEX - Agencia de Promocão de Exportação libera recursos para promoção comercial. Participação em Feiras,  Projetos Compradores, etc.

-  Qual forma de incentivo um consórcio pode passar a um empresário, para começar a exportar?

 

O melhor incentivo é o lucro nas vendas, principalmente considerando as taxas do cambio atual, na casa dos R$ 3,60. Complemento de ociosidade de capacidade produtiva, estabilidade de demanda internacional de compradores, melhora do nível tecnológicos dos produtos e gerencia operacional das empresas, capacidade de competitividade global.

-  E depois, como o consórcio mantém o empresário, parceiro?

Para formação de um consorcio de exportação é criado uma sociedade, instituição sem fins lucrativo para gerir este consorcio. Este procedimento é requerido para poder de forma legal receber aporte de capital da APEX. Poderia ainda ser utilizado entidade de classe como gestora do projeto. Contrata-se empresa comercial exportadora para efetuar as operações, ou
também pode-se proceder os embarques através  de uma ou mais empresas  consorciadas. No Estatuto da Associação criada é determinado os critérios de entrada e saída de empresa, como principio as empresas poderão ter liberdade
de entrar e sair dentro das condicões pre-determinadas.

-  Quais dificuldades um consórcio enfrenta para exportar?

Falta de conhecimento do mercado externo, processos burocráticos nacionais, adequação de produtos e material promocional, escala de produção, baixo nível de capacidade de financiamento, falta de agressividade comercial,
considerar o mercado internacional como o mercado interno utilizando estratégias aplicadas internamente que não se aplicam no âmbito internacional, incapacidade de trabalhar com planejamento a médio prazo.